Como a IRWINS pode te ajudar? Fale com a gente!  11 3624-8288

Boletins

Receita Federal aprimora painel de Créditos Ativos e amplia transparência na gestão tributária

Publicado em 20/10/2025 18h34 Atualizado em 20/10/2025 18h37

A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição, permitindo uma visão mais detalhada e estratégica da arrecadação federal.

A Receita Federal do Brasil aprimorou o painel "Créditos Ativos Administrados pela Receita Federal", ampliando suas funcionalidades e sua capacidade analítica. A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição, permitindo uma visão mais detalhada e estratégica da arrecadação federal.

Os créditos ativos representam valores que a União tem a receber de contribuintes - pessoas físicas e jurídicas - decorrentes de tributos declarados e não pagos, parcelamentos, débitos em cobrança e em discussão administrativa ou judicial. O monitoramento desses valores é fundamental para o fortalecimento da gestão da arrecadação, da conformidade fiscal e da transparência pública.

Com as atualizações implementadas, o painel passa a oferecer novas possibilidades de análise e de segmentação de dados, favorecendo estudos e comparativos sobre o comportamento dos créditos ativos.

Entre as principais melhorias estão:

  • Inclusão do filtro de empresas do Simples Nacional;
  • Inclusão do filtro de Microempreendedor Individual (MEI);
  • Criação do painel "Contribuintes", que apresenta os quantitativos segmentados por:

              - Situação cadastral, e

              - Situação do débito.

A iniciativa reforça o compromisso da Receita Federal com a governança de dados, a modernização de suas ferramentas de gestão e a transparência ativa na administração tributária.

Acesso: Os painéis estão disponíveis aqui no site, neste link.

Fonte: Receita Federal

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/receita-federal-aprimora-painel-de-creditos-ativos-e-amplia-transparencia-na-gestao-tributaria